Decisões: Temos controle sobre nossas decisões?

“A mente é igual a um pára-quedas, só funciona se estiver aberta…” Autor desconhecido

Para começar a abrir a sua mente, resolvi postar este vídeo para você, que fala um pouco sobre nossas decisões..

Bem, este vídeo do Dan Ariely, pesquisador do MIT, demonstra que nós (isso mesmo, tanto eu quanto você) não temos tanto controle sobre as nossas decisões o quanto intuitivamente pensamos que temos.

Nós acordamos de manhã e a nossa intuição nos diz que estamos 100% no controle das nossas decisões, por exemplo: do que vestimos, do que comemos, etc.

Existe uma programação que comanda todas as nossas decisões, e muitas vezes nosso consciente não tem a menor noção disso, e muitas vezes até achamos que sabemos de tudo, das coisas…

Contudo, este vídeo demonstra o quanto a nossa intuição nos engana, mesmo em áreas como a visão, área em que somos extremamente bons, fazemos 70% do dia e temos uma região dedicada em nosso cérebro para cuidar dela.

Logo, a pergunta que vai ficar é:

“Se a nossa intuição pode nos enganar e nos fazer cometer erros em áreas em que temos uma razão evolutiva para ser experts”, imagina quantos erros ela nos faz cometer em nosso dia a dia em áreas como a Liderança, Evolução Pessoal…, em áreas que não temos nenhuma razão evolutiva para ter excelência?

Então o que você acha? Concorda com o Dan? Espero seus comentários, para enriquecer bem mais esse tema!

 

3 Comments

  1. Concordo com o Dan realmente temos tomado decisões que são as vezes incompreendidas por nós mesmos. E quando vemos já tomamos determinada decisão sem refletir.

  2. Erika says:

    Nossa atitude do dia-a-dia é muito automatizada, fazemos as coisas sem ler, sem avaliar o que estamos fazendo, tudo se torna corriqueiro. E quando deparamos com as ilusões não percebemos alterações, deixamos passar coisas importantes.Decisões que no futuro podem ser prejudicial a nós e os que estão em nossa volta.

  3. Paulo Moura says:

    Acredito que nosso cérebro toma essas decisões que acredita se o melhor, como um computador super avançado capaz de tarefas extraordinárias, mas muitas vezes precisamos tomar uma decisão simples como definir a posição do papel na impressora, retrato ou passagem, para definir o que realmente é certo.

Leave a Comment