Gráfico: Quais sentimentos a combinação das 5 emoções do Divertida mente podem originar; veja no gráfico

Emoções do Divertida mente

Um spoiler muito, muito leve para o filme Divertida mente.

Uma boa parte e importante do novo filme da Pixar Divertidamente, envolve a compreensão de que todas as nossas emoções são importantes. Que se sentir triste pode ser tão crucial como sentir-se feliz, não importa o que os outros possam dizer.

Mas o filme também revela que à medida que envelhecemos, que nossas emoções começam a se misturar, e transformam-se em sentimentos mais complexos. Logo no início do filme, Riley – uma garota de 11 anos de idade – cuja a mente serve como cenário principal do Divertida mente – é em grande parte definida por sentimentos muito primitivos. Ou é tudo alegria ou tudo tristeza. Ela é toda a raiva, ou toda medo, ou nojo.

No entanto, uma vez que Riley se muda de Minnesota para San Francisco, ela descobre que suas lembranças alegres de sua antiga casa estão agora tingida com tristeza. Isso é uma emoção que adultos sabem muito bem, chamada melancolia, e uma grande parte dos momentos finais do filme é passado de forma a revelar esses sentimentos “híbridos” e a garantia de que vivê-los é uma parte saudável, normal do crescimento.

Mas como podemos ver na última cena, muitas e muitas das memórias de Riley são coloridas por duas emoções ao mesmo tempo. Então passamos a nos perguntar o que as muitas misturas dessas cinco emoções do núcleo de Riley pode originar? O que acontece quando o medo é combinado com nojo? Ou quando a raiva é combinada com alegria?

Aqui está o nosso melhor palpite, em forma gráfica:

Emoções do Divertida mente combinadas

Emoções do Divertida mente

Fiz um Periscope – caso queira me adicionar por lá meu usuário é @roberiocavalcante – onde eu analisei a combinação dessas emoções na qual coloquei a reprise no meu canal do Youtube, e você pode conferir abaixo:

2 Comments

  1. Ana says:

    Surpreendente essas combinações!!! É isso mesmo!!

  2. carina says:

    Gostaria de usa-lo para trabalhar com criança, é possível a venda do gráfico editável.

Leave a Comment