Você sabe como a Programação Neurolinguistica (PNL) pode contribuir no seu dia a dia?
Yanna Weyne (@yannaweyne), psicóloga e head trainer da Mutase Evolução Humana, conversou com o também head trainer da Mutase Evolução Humana, Luiz Neto (@luizneto.oficial_), que é formado em administração de empresas, especializado em finanças, empresário, coach, treinador comportamental e tem as formações completas em programação neurolinguística (pnl) e processos terapêuticos, mas define sua maior paixão em ser marido e pai de dois filhos.
Luiz Neto explica o conceito de Programação Neurolinguistica (PNL) como um corpo de conhecimentos estruturados em formato de ciências e que estuda as correlações entre os processos neurológicos, a linguagem e as nossas atitudes. Em resumo, ela junta os meus recursos individuais com os meus recursos aprendidos e o que eu faço com isso.
Ele traz cinco técnicas da Programação Neurolinguistica (PNL) para as pessoas conhecerem mais e utilizarem a prática.
Antes de começar, ele informa algumas pressuposições da Programação Neurolinguistica (PNL) como:
- Mapa não é território;
- A responsabilidade da comunicação é do comunicador;
- O elemento mais flexível domina o sistema;
Começando as 5 técnicas, ele começa falando sobre a técnica de Dissociação, quando você se dissocia, você consegue ter uma visão mais ampla do contexto, ou seja, ver a sua própria situação de “fora” e assim podendo tomar decisões mais assertivas.
Luiz deu a dica sobre a técnica da Submodalidade, para que você possa manipular as suas memórias e mudar seu estado interno com problemas do dia a dia e também de relacionamentos.
A terceira técnica foi o Micro e Macro, usada principalmente para aprimorar o foco(micro) e a segurança (macro).
Para relacionamentos amorosos e suas “DR’s”, ele traz a técnica da audição analógica e audição digital, primeiro para a compreensão do parceiro(a) e em segundo para evitar conflitos por falta de diálogo.
A quinta técnica, ele fala sobre o Metamodelo de linguagem, que é o conjunto de instrumentos através dos quais podemos construir uma comunicação melhor e mais efetiva.
“Com o conhecimento das técnicas da Programação Neurolinguistica (PNL), você pode ajudar as pessoas ao seu redor, sem precisar dizer que está aplicando as técnicas.”
Luiz Neto
Você pode utilizar essas dicas para se tranquilizar para uma reunião importante, para uma apresentação de um novo projeto da empresa ou para um grupo de sócios, melhorar relacionamento com pessoas que estão no seu meio.
Gerenciar uma situação de alguém que te fez algo que você ficou estressado, mudar o seu estado interno, curar fobias, dificuldade para dormir por conta de barulhos externos, alergias, melhorar a sua atenção, concentração, foco, gerenciar conflito, escolher as melhores palavras para dialogar, ter melhores percepções de situações, etc.
Em todos esses pontos a Programação Neurolinguistica (PNL) pode te ajudar.
A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem de comunicação, psicoterapia e autodesenvolvimento que afirma que existe uma conexão entre a parte neurológica e todos os tipos de linguagem com os padrões comportamentais.
Eles seriam a programação que o cérebro recebeu através de estímulos dos cinco sentidos, produzindo modelos comportamentais, emocionais e de comunicação inconscientes em nosso dia a dia.
Por isso, ao utilizar as técnicas de PNL, espera-se que seja possível alcançar mudanças comportamentais que são um incômodo na vida pessoal e profissional de muitas pessoas.
Com essas promessas e resultados tão contundentes, a PNL tem conseguido um público cada vez mais cativo que busca superar traumas, depressões, medo de falar em público, entre outras barreiras.
O curso de formação em Practitioner em PNL apresentará as ferramentas adequadas para que você consiga assumir o controle da sua mente, e assim, aumente sua inteligência emocional e desenvolva percepções e comportamentos necessários para atingir seu potencial. Além disso, a metodologia será capaz de gerar amplitude em sua visão de mundo, permitindo assim, que você identifique e modifique padrões mentais e emocionais e supere suas limitações. Tem como premissa, a ideia de que a mente, o corpo e a linguagem, interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser modificada a partir das técnicas e ferramentas da PNL. Refere-se a um treinamento voltado ao autoconhecimento, que visa a modificação do pensamento, comportamento e comunicação, onde você aprenderá a utilizar as forças potenciais do seu cérebro para fazer as escolhas certas, de modo eficiente e satisfatório.
Vamos ter uma próxima turma do curso de formação em Practitioner em Programação Neurolinguistica (PNL) nos dias 02 a 10 de Julho. Saiba mais informações e aproveite essa oportunidade! Clique no link e se inscreva agora! Practitioner em Programação Neurolinguistica (PNL)
Você quer assistir essa Live na íntegra? Clica no vídeo abaixo!
Ver essa foto no Instagram
Veja também sobre: como a Programação Neurolinguistica (PNL) ajuda na dor do luto