Feedback

[VÍDEO] – Como dar e receber feedback?

Feedback

Oferecer feedback de uma forma eficiente é uma técnica poderosa de comunicação interpessoal. Quando melhoramos nossa habilidade de dar e receber feedback, estamos contribuindo para nossa melhora pessoal e para a melhora do outro.

Quando não damos nenhum retorno às pessoas, estamos condenando estas pessoas a serem aquilo que são exatamente, ao não darmos a elas a menor possibilidade de se reciclarem, de melhorarem enquanto seres humanos que participam deste universo social a que todos nós pertencemos.

O feedback, quando corretamente aplicado pode ter efeitos altamente positivos mesmo quando se tratar de um feedback corretivo. Pois se o mesmo for corretamente aplicado será um instrumento para o crescimento das pessoas e para provocar o desenvolvimento pessoal..

O feedback positivo tem uma força muito maior que o feedback corretivo, pois ele pode ser aplicado até em situações em que estaremos corrigindo a pessoal, porém estarei utilizando o lado positivo do contexto, de forma que reforce a pessoa a agir da melhor forma dentro de suas reais possibilidades. Posso também incentivar a pessoa a buscar recursos que lhe de a possibilidade de agir de uma forma melhor e mais efetiva naquela situação problema.

Não utilizar feedback com as pessoas, é como não utilizar água para regar as plantas, assim como as plantas precisam de água para crescer, o ser humano precisa de feedback para evoluir enquanto pessoa e enquanto membro de qualquer grupo social a que pertença, sem feedback assim como sem água as pessoas murcham.

Primeiramente devemos lembrar que feedback é totalmente diferente de crítica. O objetivo do feedback é contribuir para que outra pessoa faça algo de uma maneira diferente no futuro, ou seja, levar novas ferramentas de habilidades e comportamentos.

Muitas vezes não entendemos, que as outras pessoas não fazem aquilo que devem fazer, simplesmente, por não terem ferramentas suficientes para executar, e nosso papel como lider é: “levar” novas ferramentas, para que sejam usadas na hora certa.

Um bom hábito a ser adquirido é o “sanduba” de feedback:

  1. Primeiramente valorize aquilo que está sendo feito certo ou dizendo algo positivo sobre o que você acha que a pessoa é (é inteligente, é esforçada, é rápida etc.) a nível de IDENTIDADE ( um dos níveis neurológicos mais importante do seres humanos).
  2. Em seguida dê o feedback, que deverá ser sobre o COMPORTAMENTO (está, fez, falou etc.), nunca sobre a IDENTIDADE, e baseado no sensorial (eu vi, ouvi, li, senti etc.), e de maneira específica (ontem, hoje etc., em vez de sempre, as vezes).
  3. Termine com outro reconhecimento sobre as habilidades ou capacidades, orientado ao futuro e em positivo (eu acredito que sendo ………como você é, será capaz, de no futuro, agir de forma a ……..)

Respeitar níveis neurológicos em um feedback, é muito importante, pois caso não consigamos, corremos o risco de fazermos um “estrago” na vida de alguém. Devemos direcionar nossas questões no COMPORTAMENTO e não a pessoa( IDENTIDADE ). Tratar uma pessoa como se ela fosse seu comportamento só irá reforçá-lo. Em sua mente, separe o COMPORTAMENTO da IDENTIDADE.

Lembre-se:“As pessoas têm comportamentos, não são seus comportamentos.”

Evite usar mas, porém, contudo, etc. Em vez disso use “e”.

Então diga em vez de: “Eu gosto muito de você, mas………”

Faça: “Eu gosto muito de você e gostaria……”

O “SANDUBA:”

  1. Algo positivo sobre a identidade (você é …)
  2. Comportamento a ser mudado (sensorialmente definido)
  3. Algo positivo sobre a identidade (sendo tão …)

LIDERE PRA RESULTADOS

Lembre-se, a função do feedback é ajudar o outro a fazer algo de forma diferente no futuro, melhorar habilidades e comportamentos.

A crítica somente diz o que está errado ou desagradando, não ajuda a melhorar. Pretendo escrever outros textos sobre como lidar com críticas. Tão importante quanto saber fornecer um feddback é ter estratégias eficientes para lidar com críticas.

Um grande abraço e ótima evolução!

3 Comments

  1. Carley Calado says:

    Muito bom!!! Dicas valiosas. ..

  2. Zaine says:

    Robério meu mestre excelente vídeo. Parabéns, muito orgulhosa por ter renascido através de suas palavras. DL 33 – Recife

  3. Diego Maia says:

    Obrigado pela dica. Realmente irá ajudar muito. Forte abraço!

Leave a Comment