A ansiedade é uma das emoções que mais atrapalham a qualidade de vida dos seres humanos nos tempos modernos. Mas como descobrir esses sintomas? Como saber se você está enfrentando crises?
A psicóloga Yanna Weyne da Mutase Evolução Humana, conversou com a psiquiatra Dra. Lourdgleide Soares (dra. Lou como gosta de ser chamada). Apaixonada por comportamento humano dra. Lou nos explica sobre os tipos de ansiedades e como administrá-las.
Ansiedade sintomas: Físicos e Psicológicos
Com o olhar da medicina, a psiquiatra fala primeiramente sobre a normalidade dessa emoção, que é um estado de expectativa que o ser humano gera diante de uma situação desconhecida onde vem carregado de sintomas físicos como:
- Taquicardia;
- Sufocação;
- Tremores nas mãos;
- Sudorese;
- Dores no pescoço;
- Cefaleia;
- Aumento da pressão sanguínea, etc.
Tudo isso acontece no ser humano pois ocorre uma alteração lida pela as amígdalas cerebrais que são responsáveis por nos depararmos com uma situação desconhecida. Nessa hora, a mente se depara com uma tomada de decisão quanto à reação: enfrentar ou fugir.
Ela cita exemplos de ansiedade normal como: apresentação de um TCC, o primeiro encontro com uma pessoa, o dia do casamento, a primeira gravidez…
Tudo que se faz pela primeira vez, faz com que o nível de ansiedade aumente, pois no organismo, causa um aumento de cortisol e adrenalina ocasionando o medo e surgindo todas essas sensações físicas.
Por outro lado, a dra. Lou explica sobre a ansiedade patológica, que surge com um medo muito grande atrelado com os sintomas da ansiedade normal, porém esse sentimento acontece repetidas vezes, onde a pessoa não consegue identificar o “gatilho” que está sendo acionado para que entre neste estado. A recomendação nesses casos é buscar ajuda profissional.
“Importante que você saiba que quando isso te acontecer, corra para cuidar logo, você tem importância muito grande na vida, nós não precisamos nos sentir mal, nós não precisamos estar reclamando de dores”.
Lourdgleide Soares
Além disso, ela fala sobre o uso de medicação moderada para alguns caso, onde tem que se tomar toda cautela e um acompanhamento muito próximo com um bom atendimento para o paciente não ficar dependente da medicação.
Existem também, algumas pessoas com ansiedade patológica que tem dificuldades para dormir, às vezes com medo de não acordar. Nestes caso é utilizado uma medicação para indução do sono, para ela ter uma maior qualidade do sono. (Veja mais sobre esse assunto: Qualidade do sono).
O Autoconhecimento é libertador, muitas vezes o paciente não sabe que tem ansiedade por apresentar alguns sintomas específicos e acaba buscando resolver aquela dor indo para algum especialista que pode vir a prejudicar o tratamento da ansiedade.
“A ansiedade pode-se transformar em síndrome do pânico”. alerta a psiquiatra.
Dra Lou comenta algumas ações produtivas que podem ser úteis para que o corpo produza substâncias para o humor e anulação da ansiedade:
- Exercícios físicos
- Ioga (meditação)
- Exercícios mentais
- Psicoterapia
- Exercícios de respiração
Dra. Lou respondeu a pergunta se a ansiedade é proveniente da emoção do medo e ela disse que o medo sempre antecede a ansiedade, ou seja, a ansiedade vem “vestida” de medo.
Ela respondeu outras perguntas como: se a ansiedade está atrelado a insegurança, se é psicossomática, a relação com o TDAH, ansiedade nas crianças, entre outras.
“Uma das melhores coisas da vida é nos acostumarmos com as mudanças, precisamos mudar nós mesmos e não no outro. É importante mudar, sempre achei que a mudança é salutar, mesmo quando não tinha as técnicas que tenho hoje. Sempre achei essa forma de pensar muito íntima comigo e com os outros, sempre dividindo esse pensamento.” (Dra. Lou)
Você quer assistir essa Live na íntegra? Clica no vídeo abaixo!
Ver essa foto no Instagram
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💜💜💜